quinta-feira, 29 de dezembro de 2011


"Uma Fantasmagorica ação à distância"






"Mas o labirinto da informação digital intertextualizada é como uma onda de partículas que se animou no emaranhado em que cada ponto pode ter conexão com qualquer outro ponto. Não é possível desenrolá-lo com o fio de Ariadne, pois ele não tem interior ou exterior estabelecido. Pode ser finito ou infinito e em ambos os casos cada uma das partículas de sua formação pode ser ligada a qualquer outra e o seu próprio processo de conexão é um contínuo processo de correção destas conexões. É sempre ilimitado na sua estrutura, que fica sempre diferente da estrutura que era no momento anterior, permitindo a cada vez, ser percorrido por trilhas diferentes. É o labirinto das ondas digitais da informação em rede, que é formatado na intertextualidade de significados que se sobrepõe.”

Fonte: “Aldo Barreto “Estoques em labirinto, conhecimento em fluxo” http://aldoibct.bighost.com.br/MemorEsquecim.pdf


Uma edição online da Pesquisa FAPESP, referenciada abaixo, publica matéria de física quântica sobre o emaranhado de partículas elementares que é semelhante ao pensamento acima colocado. Vale a conferir esta "similaridade" no texto completo. Abaixo só fragmentos:

"Físicos brasileiros acreditam ter  demonstrado experimentalmente uma lei que descreve a dinâmica de um dos fenômenos mais estranhos e fascinantes do mundo quântico, o chamado emaranhamento ou entrelaçamento de átomos ou partículas elementares Eles criaram uma equação geral que estima de forma simples e com precisão a perda de emaranhamento de um sistema formado por duas partículas sempre que uma delas sofre os efeitos deletérios do ambiente que pode levar até ao desaparecimento do emaranhamento.

Nas palavras de Albert Einstein, de uma “fantasmagórica ação à distância", o emaranhamento quântico é um fenômeno estranho ao mundo da física clássica, newtoniana, em que vivemos. Como que por telepatia ou mágica, ele faz com que um conjunto de partículas compartilhe certas características ainda que não haja qualquer ligação física entre elas.

O problema é que não é possível determinar as propriedades de cada uma das partículas entrelaçadas, apenas as do sistema global. Os pesquisadores perceberam que, ao produzir uma interação ocorria uma redução no grau de emaranhamento do sistema." [fragmentos do texto "A fórmula do fantasma"]

"A fórmula do fantasma" Pesquisa FAPESP - Edição Online  Texto completo em:

http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=5598&bd=2&pg=1&lg=

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O DataGramaZero de dezembro 2011 está online


O DataGramaZero de dezembro 2011 está  online

O DataGramaZero de dezembro 2011 traz os seguintes artigos:


1
- Prospectiva do Varejo Bancário: Configurações Organizacionais a Partir da Tecnologia da Informação
por Jose Francisco de Carvalho Rezende e Antônio Roberto Ramos Nogueira

Resumo
:
O artigo retrata possíveis configurações para bancos de varejo em razão de uma dinâmica de negócios, amplo senso, centrada na utilização da tecnologia da informação como motor para transações eletrônicas e para relacionamento com os clientes

2 - Uma conceituação estruturalista para inovação radical
por Lúcia Helena Tavares Viegas e José Vitor Bomtempo

Resumo
: Este artigo propõe uma conceituação estruturalista para inovação radical. Fundado nesta perspectiva  conceitua inovação radical como resultante de uma conformação de um modo de produção e de um modo institucional, como uma configuração gestáltica.

3 - Desde os Primórdios até hoje em dia será que o Empreendedor ainda faz o que Schumpeter dizia? Evolução das Características Empreendedoras de 1983 a 2010
por Fernando Filardi e Flavio de Amorim Silveira e Luciene Pinheiro Capra e Luciano dos Santos Pereira e Michele Amaral dos Santos Silva Abreu

Resumo
: O Empreendedorismo é um dos temas que mais evoluiu nos últimos anos, a prova disto é a crescente produção acadêmica, especialmente no que diz respeito às características do perfil do empreendedor. No entanto algumas questões permanecem carentes de maior discussão, como quais são as características consideradas fundamentais do perfil empreendedor? Como elas evoluíram ao longo do tempo?.

4 - Discurso, análise de redes e avaliação dos processos de inovação
por Clóvis Ricardo Montenegro de Lima e Lidiane dos Santos Carvalho

Resumo
: Discute-se uma abordagem discursiva da análise de redes para avaliação dos processos de inovação no capitalismo contemporâneo. A teoria do discurso pode contribuir na formulação destes processos. Conclui-se que se pode desenvolver a avaliação dos processos usando meios para verificar e identificar características das interações comunicativas e argumentativas entre atores e organizações.

5 - O Crescimento de instituições de ensino superior privadas e o desenvolvimento local
por Rejane Prevot Nascimento e Rita de Cássia Silva de Andrade

Resumo
: Objetiva identificar a contribuição de uma instituição de ensino superior para o desenvolvimento local de uma região, no caso particular os impactos da inserção de uma Universidade para o desenvolvimento local de um  Município no Rio de Janeiro.
.

6 - Avaliação das atividades de informação no contexto da gestão organizacional: aspectos teóricos metodológicos
por Nadi Helena Presser e Raimundo Nonato Macedo dos Santos

Resumo
: O objetivo deste artigo é refletir, do ponto de vista das teorias e modelos propostos na literatura, sobre o processo de avaliação das atividades de informação como um recurso de gestão organizacional. Organizações implantam e mantêm sistemas e processos informacionais como recursos para controlar retorno de investimentos realizados na produção de bens e serviços e, da mesma forma, benefícios relacionados aos resultados e ganhos.


------------------------------------------------------------------------------------

Ainda, no DZG de Dezembro 2011 temos a recensão de: “O que é o contemporâneo? e outros ensaios" de Giorgio Agamben  e e de “ Ciência, educação e o conflito humano-tecnológico” de Leopoldo de Meis. Os LINKS remetem a sites relacionadas com os artigos deste número. Em Colunas temos o texto: “O Twitter como disseminador de informação” por Danielle Pauxis e Wellington Silva


O DataGramaZero de Dezembro de 2011 está disponível em:

http://www.datagramazero.org.br
http://www.dgz.org.br

Este é um periódico privado mas de acesso livre e tem o ISSN 1517-3801. É indexado no Brasil e no exterior e esta' disponível na Internet em formato html, livre para leitura e cópias. No mesmo site é possivel o acesso aos onze anos do Datagramazero com cerca de 45 números da Revista, 350 artigos, algo como 400 autores e 5 mil referências vinculadas a estes artigos.

O DataGramaZero está registrado no Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal em:
http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?opcion=2&folio=9535

O periódico é unicamente virtual e tem por objetivo induzir e construir elementos facilitadores de um melhor acesso à escrita e leitura digital. Tem um leitorado médio estimado em 4.000 acessos ao mês. Está listado no último Qualis da Capes para mais de uma área do conhecimento.http://www.dgz.org.brhttp://www.dgz.org.br