sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Comportamento: uma medição computacional de palavras em conjunto ?




Compreender computacionalmente o comportamento de milhões de internautas para recomendar ações mais eficazes para o comércio eletrônico apresenta crescentes desafios para grupos econômicos. A OmniLogic, empresa incubada em 2009 na UFMG, desenvolveu um seu software capaz de deduzir negócios, recorrendo à técnica de recolher e analizar grandes volumes de dados disponíveis na web; estes dados são analizados por métodos de analise computacional da linguagem natural. Por meio desse processamento, o sistema recomenda produtos, propagandas e conteúdos diversos para empresas a partir do comprtamento do cliente no ambiente virtual.

A base teórica do método deriva da Estigmergia um mecanismo para organizar pela análise indireta os atores e suas ações envolvidos em uma conjuntura de observação. O instrumental indica um arcabouço de configurações em que uma atuação comportamental pode mostrar mudanças contextuais pelos sinais deixados no meio ambiente e, assim, guiam para as alterações subsequentes. O princípio formador do método é que os traços deixados por um ato modificador em determinado contexto apontam para pistas de como serão as proximas ações no seu seguimento. A trilha comportamental é criada na emergência de novos eventos de maneira espontânea e coerente. A estigmergia é uma maneira de estudar comportamento seguindo os rastros de atos anteriores, para diagnosticar consequências seguintes.

O mesmo método, e tipo de software, é utilizado para analisar grandes quantidades de conteúdo a partir das palavras que o formam. Uma só palavra não significa muito mais um conjunto simbolicamente significante delas forma uma poderosa intelegência. A palavra sendo a menor unidade de significado agrega-se formando frases, sentenças e sistemas de sentenças e totaliza-se em um conjunto significante que quando estudado serve para diversas aplicações. Estruturalmente é o estudo do arcabouço e formação de palavras, uma questão de morfologia na sua agregação, que permite decompor a estrutura em suas unidades mais simples que espelham o significado de um texto, um comportamento, uma significância.

A relevância e prioridade de um conteúdo comportamental é um conjunto de ações diretamente relacionado com as palavras que o descrevem. Isso é analisado por softwares de processamento computacional para grande volumes de dados, em uma análise quantitativa, que é, ou deveria ser, apoiada conceitualmente pela Estigmergia.

AAB


Fonte: a partir da nota "Comercio Inteligente na Internet", Revista Fapesp, novembro 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário