quarta-feira, 28 de março de 2012

O ato de escrever resumos e “abstract” acadêmicos





 As pessoas ao decidirem ler um texto se baseiam no Resumo ou no Abstract. Os  indexadores eletrônicos  da web vão varrer  resumos e o “abstracts” para formar sua base.  Assim, sintetize de maneira precisa os tópicos principais do seu artigo e as conclusões obtidas. Não utilize mais de  250 palavras nisso.  Limite o número de tópicos inseridos  para evitar confusão na identificação do conteúdo. Não inclua referências, figuras, citações, siglas ou equações matemáticas no resumo. Evite caixa alta resumo. Evite dar referências no resumo e no abstract.

O Abstract é o resumo em inglês mas ele não precisa ser uma versão idêntica. Por uma questão de coerência, ele deve possuir tamanho e significado compatíveis com um resumo. A  versão em inglês não é uma tradução literal do resumo, mas sim uma tradução adaptada à uma outra língua. O leitor na língua inglesa não consegue perceber o significado de longas frases com orações subordinadas e/ou coordenadas com um excesso de, vírgulas e entre vírgulas.  Use frases de até 2 linhas no máximo em um abstract.  Só comece a redigir o abstract após leitura atenta do resumo em português. Veja construção de um Abstract relacionado ao Resumo, mas não uma versão do português para o Inglês.

Abstract
A QUALIDADE DE VIDA NA INDÚSTRIA MADEIREIRA NA REGIÃO AMAZÔNICA

This paper  discuss the importance of the relation of productive processes and their influence in the quality of life of the workers in the wood industry. The accidents in the work are one of the most frequent causes of the absence at work. And this situation is very close to a poor quality of life. The brazilian law may help to maintain the work environment, in this kind of industry, with security and quality of life.Small enterprises as well as big ones, present a situation, where there is a great number of accidents,  occupational diseases and consequently poor quality of life. The workers have to deal with heat, noise, dust, chemicals, inadequate positions, and so on. Depending on  the kind of control, those agents  may have great influence in  the worker’s quality of live. A Quality of Life Program  will contribute for a good work environment, increasing the produtivity and costs reducing.

Por vezes, editores solicitam a inclusão de um conjunto de palavras-chave que caracterizem o seu artigo. Estas palavras serão usadas posteriormente para permitir, também, que o artigo seja encontrado por sistemas eletrônicos de busca. Por isso, você deve escolher palavras-chave que identifiquem os significados do texto. Um bom critério é selecionar as palavras que você usaria para procurar na web um artigo semelhante ao seu.


Algumas indicações:

How to wite a good abstract

A Norma técnica da Associação Brasileira de Normas Técnicas para se escrever um Resumo é  extensa e por demais detalhada e deve ser lida por quem quer se especializar neste assunto:


Avaliando a estrutura do Texto:

Temos tipos de Resumo: Resumo Indicativo ou Descritivo Resumo Informativo. O resumo  Analítico é conhecido, em inglês, como summary, este tipo de resumo informa o leitor sobre outras características do texto: se o texto é o relatório de uma pesquisa, por exemplo, um resumo informativo não diz apenas do que trata a pesquisa (como seria o resumo indicativo), mas informa as finalidades da pesquisa, a metodologia utilizada e os resultados atingidos.

A principal utilidade dos resumos  informativos no campo científico é auxiliar o pesquisador em suas pesquisas bibliográficas e a decidir sobre a relevância do artigo para sua leitura. Imagine-se procurando textos sobre seu tema de pesquisa. Quais documentos você deve realmente ler? Para saber isso, procura-se  um resumo informativo de cada texto. Este é, provavelmente, o tipo de resumo que você terá de fazer a pedido de seus editores.

O resumo crítico é uma redação técnica que avalia de forma sintética a importância de uma obra científica ou literária. Quando um resumo crítico é escrito para ser publicado em revistas especializadas é chamado de Resenha.
 A resenha (ou resumo crítico) não é apenas um resumo informativo ou indicativo. A resenha pede uma importante interpretação de texto. Por isso, antes de começar a escrever seu resumo crítico você deve se certificar de ter feito uma boa leitura do texto, identificando:

1. Qual o tema tratado pelo autor?
2. Qual o problema que ele coloca?
3. Qual a posição defendida pelo autor com relação a este problema?
4. Quais os argumentos centrais e complementares utilizados pelo autor para defender sua posição?

Uma vez tendo identificado todos estes pontos, que devem estar retratados no seu esquema do texto, você já tem material para escrever seu resumo crítico e também o seu resumo informativo de 250 palavras.

Resumo é o um processo de extração de ideias de um determinado conteúdo de C&T ou de uma determinada obra literária. Não se trata de redução da narrativa do texto e sim de uma sintetização das ideias usando o vocabulário de quem o faz. O ato de resumir artigos  objetiva facilitar uma decisão sobre a sua leitura.  Resumir um texto este é expor  em poucas palavras  o que o foi colocado de uma forma mais longa. Assim, é preciso discernir o principal do que é secundário e relacionar ideias dentro do tema de uma forma sintética.

Resumir é encontrar num artigo as ideias mais relevantes através:

Leitura atenta inicial para entender as ideias principais das acessórias;
Grifar as palavras-chaves que envolvem as ideias fundamentais;
Verificar se está coerente com a sequência lógica da narrativa selecionada;


Check List do resumo:

*Brevidade – deve conter as ideias principais. Os pormenores incluídos são relevantes?

*Rigor e clareza - Exprime as ideias fundamentais do texto, de uma forma coerente clara e que respeite o pensamento do autor.

*Exclusividade de Linguagem  - Não se copia frases do texto; exprime-se as ideias por palavras novas.

* Observar a linguagem correta no resumo: ortografia, construção de frases, sintaxe, etc..

Nenhum comentário:

Postar um comentário