segunda-feira, 2 de abril de 2012

O DataGramaZero de ABRIL 2012 esta' disponível




O DataGramaZero celebra sua Páscoa comunicando aos seu leitores que é reconhecido por quatorze áreas no Qualis da Capes, em diferentes gradações: ciências sociais aplicadas I; administração, ciências contábeis, turismo; educação; engenharias II; engenharias III; história; interdisciplinar ; letras e  linguística;  planejamento urbano e regional , demografia: ciência política e relações internacionais; psicologia; saúde coletiva; sociologia;ciência da computação.


O DataGramaZero de ABRIL 2012 tem oito artigos:

1 - Entendimento de requisitos de sistema com abordagem orientada ao domínio  por
      Cláudio José Silva Ribeiro
Resumo: O presente artigo apresenta abordagens para delimitação do domínio, entendimento e julgamento da relevância de informações, além do uso de técnicas para investigação dos requisitos de sistema de informação.

2 O livro de quadrinhos como categoria bibliográfica autônoma
por Daniele Rohr e José Claudio Morelli Matos
Resumo  Este artigo procura caracterizar a categoria bibliográfica livro de quadrinhos e distingui-la das demais obras de arte seqüencial existentes. Identifica a existência de um nicho informacional que não tem recebido tratamento específico por parte das ciências da informação.

3 OpenSocial: Uma Nova Forma de Interação 
por Marciane Elaine Friske Reiter e Gerson Battisti
Resumo  O OpenSocial é um marco importante e em expansão pois responde e impulsiona a fluidez das conversas on-line, flexibiliza a interação e potencializa o uso das redes sociais.

4 A Tecnologia Open Archives Initiative, Object Reuse and Exchange:
Por Joel de Souza e Angel Freddy Godoy Viera
Resumo  O Open Archives Initiative-Object Reuse and Exchange, propende permitir que objetos complexos sejam reutilizados e trocados entre repositórios, transcendendo a idéia de apenas hospedar conteúdo estático.

5  Redes Sociais na Educação a Distância: uma análise do projeto e-Nova
por Airton Zancanaro, Paloma Maria Santos, Andreza Regina Lopes da Silva, Michele Andréia Borges, Patricia Battisti e Fernando José Spanhol Resumo: O artigo buscou avaliar qual a influência das redes sociais no apoio à Educação a Distância  e verificar como se dá a agregação de valor nesse meio.

6  Repositório institucional ou rede social de aprendizagem?
por Jônatas Souza de Abreu
Resumo  O estudo quer  discutir a possibilidade de integração entre redes sociais e os chamados Repositórios Institucionais, chegando, então, a formar uma rede social de aprendizagem.

7 As histórias em quadrinhos: instrumento de informação e de incentivo à leitura
por Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque e Rubem Borges Teixeira Ramos
Resumo: O artigo analisa as histórias em quadrinhos, identificando a semelhança entre determinados períodos históricos e a concepção e atuação dos personagens da Marvel e da DC Comics.

8 O Social Bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na internet  
por Maíra Murrieta Costa e Murilo Bastos da Cunha
Resumo: Discussão sobre o processo de armazenagem de links  em plataformas de social bookmarking e o  processo culmina com a criação de uma lista de sítios ou documentos aproximando-se de um guia de literatura


datagramazerodatagramazerodatagramazerodatagramazerodatagramazerodatagramazedatagramazerodatag


Ainda, no DZG de ABRIL 2012 temos a recensão do livro Safari de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico e  em Colunas  o teto de opinião A nova perspectiva estrutural da exclusão digital no Brasil.


 está disponível em:


O periodico sai com oito artigos para celebrar a Pácoa e por este mesmo motivo sai mais cedo na web. Este é um periódico privado e de acesso livre e tem o  ISSN 1517-3801.  É indexado no Brasil e no exterior e esta' disponível na Internet em formato html, livre para leitura e cópias. No mesmo site é possivel o acesso aos treze anos do Datagramazero com cerca de 50 números da Revista,  500 artigos, algo como 450 autores e 6 mil referências vinculadas a estes artigos.

O DataGramaZero está registrado no Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal em:  http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?opcion=2&folio=9535

O periódico é unicamente virtual e tem por objetivo induzir e construir elementos facilitadores de um melhor acesso à escrita e leitura digital. Tem um leitorado médio estimado, por contagem web, em 4.000 acessos de leitores ao mês. Está listado no último Qualis da Capes para mais de uma área do conhecimento.

datagramazerodatagramazerodatagramazerodatagramazerodatagramazerodatagramazedatagramazerodatag

Nenhum comentário:

Postar um comentário