quarta-feira, 6 de junho de 2012

O DataGramaZero de JUNHO 2012 esta' disponível





O DataGramaZero de JUNHO 2012 esta' disponível



O DataGramaZero de JUNHO 2012 traz os seguintes artigos:




1 - A mão invisível que controla o sujeito contemporâneopor Patrícia Fernanda Dorow e Maurílio Tiago Brüning Schmitt e Gertrudes Aparecida DandoliniResumo: Esse trabalho traz algumas considerações acerca das análises dos discursos segundo o pensamento de Foucault e Deleuze.

2 - Procedimento para Avaliação Global do Desempenho Organizacionalpor Maria Cristina Fogliatti de Sinay e Laura Sinay e Isolina CruzResumo: O objetivo do presente trabalho é apresentar um procedimento para avaliar o desempenho global de uma organização qualquer segundo a ótica dos diversos agentes envolvidos..

3 - Interatividade e Usabilidade nas Bibliotecas Digitais no Processo Ensino-Aprendizagem por Izabel França de Lima e Renato Rocha Souza e Guilherme Ataíde DiasResumo: Este estudo de revisão de literatura sobre interatividade e usabilidade nas bibliotecas digitais objetiva apresentá-las como ferramentas que podem auxiliar na construção do conhecimento numa concepção de educação mediada pelas TICs.

4 - Algumas contribuições da perspectiva filosófico-semiótica de Peirce para a análise de assunto por Franciele Marques Redigolo e Carlos Cândido de AlmeidaResumo: Objetivou-se, com este trabalho, apresentar uma reflexão teórica acerca da análise de assunto resgatando, para tanto, uma abordagem da Filosofia e da Semiótica de Peirce.

5 - Compromissos Ontológicos e Pragmáticos em Ontologias Informacionais:Convergências e Divergências por Marcello Peixoto Bax e Eduardo de Mattos Pinto CoelhoResumo: Este artigo parte da noção do compromisso ontológico, tal como proposta por Quine, para discutir alguns aspectos controversos dos pressupostos teóricos utilizados na construção de ontologias informacionais. 6 - A memória e o conceito de bit quântico. por Alvaro Caetano Pimentel SobrinhoResumo: A proposta, do artigo, é apresentar uma análise sobre a preservação da memória com a utilização dos dispositivos tecnológicos e com a introdução do conceito do bit quântico

6 - A memória e o conceito de bit quântico por Alvaro Caetano Pimentel Sobrinho
Resumo: A proposta, do artigo, é apresentar uma análise sobre a preservação da memória com a utilização dos dispositivos tecnológicos e com a introdução do conceito do bit quântico. O estudo considera os conceitos da mitologia grega no que diz respeito à personificação das imagens

------------------------------------------------------------------------------------
Outros conteúdos:Ainda, no DZG de JUNHO 2012 temos a recensão de Secreto, lenguaje y memoria en la sociedad de la informacion por Rafael Capurro e Raquel Capurro. Em Colunas Aldo de albuquerque Barreto A leitura e a escrita: na terra e no mundo dos textos infinitos.

O DataGramaZero de JUNHO 2012 está disponível em:http://www.datagramazero.org.br
http://www.dgz.org.br

Contato: datagramazero@globo.com


Este é um periódico privado mas de acesso livre e tem o ISSN 1517-3801. É indexado no Brasil e no exterior e esta' disponível na Internet em formato html, livre para leitura e cópias. No mesmo site é possivel o acesso aos doze anos anteriores do Datagramazero com cerca de 50 números da Revista, algo como 450 artigos, com cerca de 500 autores e 5 mil referências vinculadas a estes artigos. Constitue uma base de dados de estudos de textos interdisciplinares em ciências humanas e sociais aplicadas.

O DataGramaZero está registrado no Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal em: http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?opcion=2&folio=9535

O periódico é unicamente virtual e tem por objetivo induzir e construir elementos facilitadores de um melhor acesso à escrita e leitura digital. Tem um leitorado médio estimado por 4.000 acessos ao mês. Está listado no último Qualis da Capes para cerca de 14 áreas do conhecimento.

O DataGramaZero é editado por Aldo de Albuquerque Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário