um terremoto de palavras para domiciliar registros de relembranças de fatos, idéias, coisas ditas ou escritas e revisões de antigos pensamentos.
sábado, 8 de setembro de 2012
"Acredito que a ciência da informação sintoniza o mundo, pois referencia o homem a seu passado histórico, às suas cognições prévias e ao seu espaço de com(vivência), colocando-o num ponto do presente, com sua memória e em uma perspectiva de futuro; o espaço de apropriação, o lugar do conhecimento, se localiza num presente contínuo, onde os fluxos de informação se movem em diferentes níveis. Um nível que privilegia a forma, a guarda de objetos documentais e sua disponibilidade para uso. Neste nível, os fluxos estão agregados, por uma premissa de razão prática e produtivista com um conjunto de ações pautadas por decisões de um agir baseado em princípios e se relacionam com as atividades da área de Biblioteconomia." (AAB)
Nesta época do ano com concursos para pesquisador/professor em ciência da infomação e quando praticamente todos os programas da área fazendo seleção de mestrado e doutorado partilho as indicações abaixo que me tem sido solocitadas particularmente.
1) Uma quase história da ciência da informação
por Aldo de Albuquerque Barreto
http://www.dgz.org.br/abr08/Art_01.htm
2) Uma história da ciência da informação
Aldo de Albuquerque Barreto
https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/145/1/Para%20entender%20a%20ciencia%20da%20informacao.pdf
3) Um olhar sobre os 20 anos da Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da informação e Biblioteconomia por Aldo de Albuquerque Barreto
http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/13/35
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário