A
informação é muitas vezes indicada como mercadoria* de consumo ou um bem
econômico para facilitar sua inserção no mundo dos negócios, das tecnologias e,
até, em disciplinas do mundo acadêmico. Talvez devido à nova economia da web a abordagem da informação como produto voltou ao foco de reflexão.
Porém,
em termos econômicos, a informação [conteúdo] seria um bem econômico torto, por não possuir os atributos
necessários para esta caracterização, isto é: não tem uma clara unidade de
medida; não é divisível e sim abundante; não é escassa, não se extingue com o consumo, e, sobretudo
quando consumida não se transforma em propriedade do consumidor; sua posse pelo usuário mesmo quando defendida
por condições legais é de difícil manutenção.
Seu
valor é dependente do sujeito que a necessita. A abordagem
econômica descreve este valor como subjetivo e determinado pela interação entre
um conteúdo em uma determinada base e um o sujeito. O valor de uma informação é
relativo ao indivíduo que a deseja por razões da utilidade de seu significado. Não terá
qualquer valor esta mesma informação para outro indivíduo que não a qualifica
como relevante. Assim é uma falácia pensar em agregar valor ao conteúdo de uma informação que nada
vale na escala de valores daquele indivíduo que a renega por não precisar dela. A um acervo de informação pode-se agregar custos para sua maior eficácia como uma infraestrutura de recuperação e repasse.
O
mercado de informação é atormentado pela relação: preço, custo e valor. A mesma
"mercadoria" * informação possui uma valor diferente para diferentes
consumidores. Configurar um preço de equilíbrio é impossível, pois tal preço
pode estar muito abaixo ou muito acima do que diferentes usuários, com
diferentes necessidades, lhe atribuem e estão dispostos a pagar por ela no
mercado. Fácil seria colocar preço no
objeto livro, no periódico, no jornal, no disco, mas então, estamos falando da
base e não do conteúdo.
Por
razões semelhantes o conteúdo de informação, também, não é um insumo ou um fator de
produção; por definição (na teoria da produção) todo fator de produção (insumo)
perde suas características, desaparece, no processo de produção que faz surgir o novo produto. E isto não acontece
com a informação. Por exemplo, as meadas de algodão desaparecem quando da fabricação
de um casaco. Existe informação juntada em todo o processo de produção do
casaco, mas ela permanece igual, após a finalização da produção do casaco.
O conteúdo de uma informação é imaterial não têm existência física é em um ativo intangível, pois está associado a não materialidade do bem. Este ativo intangível se modifica unicamente quando se transforma em conhecimento na consciência de um usuário.
Seguindo
esta linha de reflexão lembramos que o conceito de valor é relativo e
específico para cada indivíduo, de acordo com a sua escala de preferências, com
a sua hierarquia de desejos. Um
indivíduo valoriza o conhecimento - A -
em relação ao conhecimento - B - dentro desta escala de preferências. Neste caso, o valor do conhecimento A, para
cada indivíduo, vai depender:
I. De sua preferência pelo conhecimento
A em detrimento ao conhecimento B;
II. Da sua competência cognitiva em
decodificar A e B e assim tornar possível uma
comparação e uma apropriação;
III. Do conhecimento A e do
conhecimento B estarem em um código que seja
simbolicamente significante para o
receptor que as avalia.
Quando no
julgamento do usuário, o valor do conhecimento A é maior que o valor do
conhecimento B, ele efetuou uma decisão de utilidade entre duas coisas.
Portanto, o valor entre duas opções é relativo e só se efetiva com a
potencialidade da absorção daquele conhecimento pelo receptor.
Todo
ato de conhecimento está associado a um conteúdo simbólico e representa
uma cerimônia com ritos próprios e uma
passagem simbolicamente mediada para um receptor da informação. O valor de troca, de mercado ou valor adicionado, no
mundo simbólico dos conteúdos, são medidas imponderáveis.
Aldo
de A Barreto
ver também:
A gestão do conhecimento, o capital intelectual e os ativos intangíveis
http://www.datagramazero.org.br/out12/Art_08.htm
Conteúdos imateriais simbolicamente significantes
http://www.datagramazero.org.br/abr10/Art_02.htm
ver também:
A gestão do conhecimento, o capital intelectual e os ativos intangíveis
http://www.datagramazero.org.br/out12/Art_08.htm
Conteúdos imateriais simbolicamente significantes
http://www.datagramazero.org.br/abr10/Art_02.htm
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por mercadoria estamos indicando, somente, a condição uma técnica de produção
de um produto. Não estamos, aqui,
vinculando ao termo mercadoria toda a ideologia relacionada com os fatores de
produção.
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