sábado, 27 de abril de 2013

O que é uma publicação original e uma publicação inédita





Um artigo original é o que ainda não foi exposto ao público, não foi conhecido e não existiu antes por ser publicitado com a mesma estrutura em qualquer meio de divulgação destinado a atender a qualquer leitorado;  é inédito, é novo  aquele texto colocado pela primeira vez em um formato de veiculação  e disseminado em um  canal de comunicação para leitores específicos ou em geral. Nesse sentido entendemos que uma dissertação ou tese, publicada em papel impresso ou na web,  não retira a originalidade de um artigo sobre ela, pois a estrutura de informação é diferenciada bem como sua divulgação e leitorado. Não tem a mesma base e não passou pelos mesmos canais de divulgação.

Entendemos, entretanto, que um texto completo publicado e divulgado em papel e/ou em formato  digital em qualquer evento: congresso, simpósio, reunião, encontro, etc. disponibilizado e divulgado para acesso geral não é mais original ou inédito para efeito de publicação como um artigo de um periódico,  mesmo que receba, em seu conteúdo, algumas  modificações supervenientes da sua construção inicial, não é mais inédito.

Este problema de originalidade para textos completos em eventos seria facilmente contornado se para estas atividades fosse solicitado ao autor só um resumo ampliado de sua comunicação oral. A estrutura de informação estaria diferenciada e a originalidade do texto completo preservado. 


O depósito de um texto completo em um repositório de informação, no formato do artigo a ser submetido para publicação deve,  também, ser realizado após a primeira publicação do artigo original.


Aldo de Albuquerque Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário